Portal do Aluno Portal do Franqueado Facebook Youtube Calendário do 2º Sem/2018
Home Sobre a Wizard Cursos Novidades Fotos Vídeos Contato
A PROFICIÊNCIA DO BRASILEIRO COMPARADA A OUTROS PAÍSES

01/02/2018

20180129094309354

 

Você sabe o que quer dizer ter proficiência em uma língua? Significa ter o nível de conhecimento e domínio que demonstramos ao utilizar um idioma. O inglês, por exemplo, possui um índice de proficiência diferente em cada país do mundo, e alguns estudos são responsáveis por fazer o ranking de aproveitamento de todos eles.

O principal estudo é realizado por uma empresa de educação internacional chamada Education First que, através do EPI (English Proficiency Index, ou Índice de Proficiência em Inglês), calcula a habilidade em inglês de todos os países. Neste post, a Wizard vai te contar mais sobre isso e comparar a situação do Brasil com a de outros países. Prepare-se para alguns dados interessantes!

Critérios da análise

Os níveis de proficiência são divididos entre “excelente”, “alto”, “moderado”, “baixo” e “muito baixo”. Para que um país seja classificado como excelente, é analisado se a população possui a linguagem apropriada para uso social, lê textos avançados com facilidade e se é capaz de negociar com um falante nativo de inglês.

Para o nível alto, é preciso compreender programas de TV, além de ler e entender as notícias de um jornal. Já para o moderado, é necessário compreender letras de música, escrever e-mails profissionais e lidar com questões do cotidiano. Dentro dos níveis baixo e muito baixo, temos os países em que os habitantes se apresentam com simplicidade e possuem noções de direção.

Motivos para a oscilação entre os níveis

O estudo também analisou como é distribuída a renda nos países de proficiência baixa, além da quantidade de pessoas que têm acesso à internet. Acontece que os grupos de domínio muito alto são os que têm uma ótima renda nacional, e o acesso quase em dobro à rede em comparação aos que têm domínio muito baixo. Além de tudo isso, eles também contam com uma melhor qualidade de vida e maiores quantidades de inovações tecnológicas.

Brasil vs Holanda

A Holanda está em primeiro lugar do ranking. A população do país possui um PIB per capita muito alto, além de quase 100% de acesso à internet. Eles têm a média de 11 anos escolares, números quase parecidos com os da Alemanha, que está em nono lugar. Em comparação ao Brasil, ficamos em 41º lugar, com a proficiência considerada “baixa”.

Brasil vs Argentina

Ainda considerando o Brasil, mas desta vez comparado ao nosso país vizinho Argentina, estamos muitas posições abaixo: os argentinos ficam surpreendentemente em 25º lugar, e em seus dados, percebemos que todos os seus números são maiores que os do Brasil.

Mais de um milhão de adultos de 80 países diferentes foram avaliados para criar esse ranking. Em comparação aos estudos passados, há cinco anos, o Brasil se manteve em uma posição estagnada no nível “baixo” do inglês, porém em 2016 e 2017 atingiu um ligeiro aumento e seu maior índice na história!

Seja bilíngue! Seja a diferença!






Wizard Centro. Todos os direitos reservados.