Portal do Aluno Portal do Franqueado Facebook Youtube Calendário do 1º Sem/2018
Home Sobre a Wizard Cursos Novidades Fotos Vídeos Contato
CURSO DE
FRANCÊS


Por que estudar Francês?

Aprender francês é a oportunidade de se comunicar com mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Além de que a França é um dos países mais visitados do mundo. Por isso, quem possui uma noção do idioma tem a possibilidade de fazer uma viagem mais confortável, além de compreender a cultura e as características de seus nativos.

É a língua oficial de trabalho da ONU, OTAN, UNESCO, Cruz Vermelha e dos campeonatos internacionais de tênis.  O francês é a língua internacional para a gastronomia, moda, teatro, artes visuais, dança e arquitetura. Conhecer a língua francesa significa ter acesso, em versão original, aos grandes textos da literatura francesa, bem como ao cinema e à música. O francês é a língua de Victor Hugo, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon, de Zinedine Zidane, entre tantos outros.

shutterstock_146756684

Como estudar Francês?

Assim como para outros idiomas, para aprender o Francês é preciso ter disciplina e estudar, 15 minutos por dia, todos os dias, são mais que suficientes. Também é preciso ter motivação, escrever, falar e ouvir são muito importantes para a fixação do novo idioma. Seja persistente e não tenha medo de errar.

Exames de proficiência em Frances

As provas oficiais de proficiência em francês são:
DELF – Diplôme d’Etudes en Langue Française
DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française
TCF – Test de Connaissance du Français
TEF – Test d’Evaluation de Français

Por serem oficiais, todas as instituições de ensino devem aceitar do candidato o comprovante de resultado de qualquer uma das provas acima listadas.

História da Língua

O juramento de Estrasburgo do ano 842 é texto mais antigo em francês. Outros povos contribuíram mas pode-se dizer com toda a certeza que o francês é um latim influenciado pela pronuncia franca e gaulesa (celtas). A unificação linguística dos dois principais grupos linguísticos (norte = langue d’oil, sul=langue d’oc) se deu por meio da influência política e cultural de Paris (norte). Importante também nessa história foi a invasão vinda da Normandia (noroeste da França) para a Inglaterra em 1066. Durante três séculos o francês foi a língua oficial da corte inglesa e dos assuntos de estado. França e Inglaterra interagiram politicamente e culturalmente durante todo esse período. Esse evento foi muito importante para a história da língua inglesa e contribuiu com muitas palavras francesas na língua inglesa. Em 1539, o rei François I criou uma lei, conhecida como a ordenança de Villers-Cotterêts, que mandava substituir o latim pelo francês nos temas administrativos e judiciais. Esta língua se chamou “Le Moyen Français”, o francês médio. Lhe seguiu um processo de unificação, regulação e purificação da linguagem que criou o “Le Français Classique” o francês clássico. A língua francesa que vai desde o século XVII até a atualidade é o que denominamos “Le Français Moderne” o francês moderno. Desde os séculos XVII, XVIII e XIX, o francês foi uma língua que teve muito prestigio, reconhecida como língua da elite cultural europeia e especialmente importante para a literatura e a arte. Os monarcas Federico II de Prússia e Catalina a Grande de Rússia podiam falar e escrever em francês. A língua francesa oficial é o resultado do controle da Academia, a educação pública e os meios de comunicação. Apesar disso, hoje em dia segue havendo diferentes dialetos do francês. Para alguns críticos, a melhor pronunciação do francês é a da região de Touraine (ao redor de Tours e o vale de Loire), mas o aumento dos meios de comunicação e a diminuição de ataduras a um território determinado, fazem que o futuro dos sotaques regionais seja muito difícil de predizer.

Países onde o Francês é a língua oficial

Na França e em outros 53 países se fala francês. É a língua oficial de 25 países. Em alguns países existe uma grande população francófona, e em outros a língua se usa na administração, no comércio ou na comunicação internacional. Se fala francês nos seguintes países: Argélia, Camboja, Egito, Grécia, Guiné-Bissau, Índia, Itália, Marrocos, Polônia, Trinidade e Tobago, Reino Unido (Ilhas Anglonormandas ou do Canal da Mancha), Estados Unidos (Luisiana e Nova Inglaterra), Cidade do Vaticano e Vietnam.

Wizard Centro. Todos os direitos reservados.